Warning: Creating default object from empty value in /home/helenabackes/paradoxa/wp-content/themes/simplicity/functions/admin-hooks.php on line 160

Bios

José Cesar Martins                      Helena Backes

                                                                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Cesar Martins

É sociólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas sua especialidade é criar empresas.  Foi presidente da agência de desenvolvimento Pólo RS entre 1997 e 1999, responsável por atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, com destaque para a negociação que resultou na instalação da Dell. Em 2000, criou a GoDigital, focada em softwares inteligencia artificial e tecnologias para “data science”. Em dez anos, tornou a GoDigital uma das líderes no mercado e cobiçada internacionalmente. Em 2010, vendeu 70% da empresa para a Acxiom Corp., do Arkansas, Estados Unidos. Continuou na direção da empresa até o início de 2011, quando deixou a operação para fundar a Paradoxa. José Cesar traz consigo a convicção de que nossos cérebros têm todas as condições de alcançar um bom desempenho na Califórnia, em Israel, na Escandinávia ou qualquer outro centro de inovação. Ao contrário de quem vê na escassa produção de empreendimentos inovadores e consistentes um sintoma da falta de DNA empreendedor, José Cesar enxerga isso como um reflexo do passado e não como uma condição insuperável. Por isso, mantem a crença de que temos pessoas com qualidade técnica para mudar seus destinos. Basta um modelo mental adequado e algum apoio externo. A Paradoxa foi criada para fazer parte dessa virada, criando pontes entre o mundo da ciência e da inovação com o dos negócios globais.

 

Helena Backes

Seu currículo é um legítimo paradoxo. Formada em Artes Plásticas, tem uma larga experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas de TI e é reconhecida por fazer as coisas acontecerem. No início dos anos 90, iniciou projetos de multimídia, tendo criado a primeira agência no sul do Brasil. Foi fundadora e diretora de operações de três companhias: uma agência de publicidade, outra de marketing online e a empresa de software e marketing de precisão GoDigital, vendida para a Acxiom Corp. em 2010. Na GoDigital, foi responsável pelo desenvolvimento de inúmeros projetos, entre eles um voltado ao Ministério da Saúde, que envolveu a integração de dados do Censo e de saúde pública com objetivo de melhorar o planejamento dos investimentos nesta área do país. Deixou o cargo na companhia em setembro de 2011 e criou a Paradoxa. Desde então, dedica-se a procurar novas oportunidades de negócio, especialmente na indústria de tecnologia. É também fotógrafa e observadora de pássaros.